Polícia prende quadrilha acusada de assaltos a Bancos do Interior
A Polícia Civil cearense desarticulou ontem
uma quadrilha interestadual acusada de assaltar bancos no Interior do
Ceará e em outros estados do Nordeste. Ao todo, sete pessoas foram
presas. Uma delas é o
cearense Paulo Henrique de Oliveira dos Santos,
conhecido como “Sassá”. Ele é fugitivo do Instituto Penal Paulo Sarasate
(IPPS) e responde a processos por roubo de carga e extorsão mediante
sequestro, entre outros.A operação foi realizada no Ceará e em outros três estados do Nordeste: Bahia, Pernambuco e Sergipe. “Fizemos um trabalho de inteligência e chegamos até os integrantes da quadrilha. Foi um mês de investigações”, informa o superintendente da Polícia Civil no Ceará, Luiz Carlos Dantas. Os trabalhos foram conduzidos pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e pela Divisão Anti-Sequestro (DAS).
Paulo Henrique, 31, foi preso em Aracaju (SE), na casa onde estava morando. Com ele, foi encontrada uma pistola 9 milímetros. “Também apreendemos um veículo Gol novo, que teria sido comprado com dinheiro dos assaltos”, acrescenta. Segundo as investigações, Sassá era líder da quadrilha.
Ele fugiu do IPPS em 2008. Na época, foi apontado como um dos comparsas de Alexandre Ribeiro de Sousa, o “Alex Gardenal”, que também chegou a fugir da penitenciária. Esse último chefiava uma quadrilha que teria praticado uma série de sequestros e assaltos a bancos no Ceará, em 2006.
Prisões
Das sete prisões realizadas pela Polícia Civil ontem, três foram no Ceará (Fortaleza e Maracanaú). O restante foi em Pernambuco (Salgueiro e Cabrobó), Sergipe (Aracaju) e na Bahia. “A operação ainda está em andamento. Mais pessoas devem ser presas”, comenta o superintendente. Além de assaltos a bancos e cargas, o grupo investigado teria cometido o crime de extorsão mediante sequestro.
Luiz Carlos Dantas não informou os nomes das outras pessoas presas. Os detalhes da operação serão divulgados durante uma entrevista coletiva marcada para hoje. A Polícia Civil também não revelou quais os assaltos a bancos que teriam sido praticados pela quadrilha.
Somente este ano, foram 33 ataques a bancos no Ceará. O último foi no dia 4 de dezembro, quando um grupo de assaltantes explodiu a agência do Banco do Brasil de Itapiúna, na Região do Cariri. As quadrilhas costumam agir com violência. Em alguns casos, viaturas foram metralhadas e policiais rendidos. Os grupos atuam em municípios onde o efetivo de policiais é mínimo.
“São grupos que se articulam para realizar assaltos em todo o Nordeste. Há mais de uma quadrilha. As prisões (de ontem) não querem dizer que vamos acabar com esse tipo de crime. Mas foi um golpe duro contra eles”, lembra o superintendente Luiz Carlos Dantas.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Os assaltos no Interior têm preocupado a cúpula da segurança pública no Ceará. Foram 33 ataques a bancos este ano no Estado. As quadrilhas costumam agir com violência, aterrorizando as cidades.
Tiago Braga
"Polícia prende quadrilha acusada de assaltos a Bancos do Interior"
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderadas pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de evidencia político e/ou eleitoral, não serão acolhidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)