Médicos operam joelho errado de jovem em hospital de SP.
Médicos do Hospital Santo Amaro, no Guarujá, no litoral de São Paulo, operaram na última segunda-feira (21) o joelho errado da ajudante geral Tatiane Andrade Santos. Ela deu entrada no centro cirúrgico para colocar um pino no joelho direito, mas ele foi colocado no esquerdo, que não tinha problema algum. A operação da jovem foi feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A ajudante geral sofreu uma queda em março do ano passado e começou a sentir fortes dores na perna direita. Apesar da fisioterapia, os médicos disseram que era preciso fazer uma cirurgia para colocar o pino no joelho.
A direção do Hospital Santo Amaro diz que apura o caso e que vai se manifestar até o final da semana. O hospital é particular, mas atende pacientes do SUS.
O médico acompanhava a jovem desde março de 2010, quando ela sofreu uma queda, machucou o joelho direito e passou a mancar. Desde então, ela está afastada do trabalho.“Eu vou abrir um processo contra ele e contra o hospital. Mas não há o que pague ter uma perna boa e ter a minha estabilidade”, disse a auxiliar de serviços gerais. A jovem continua com o problema na perna direita e não consegue movimentar a perna esquerda, imobilizada por causa da cirurgia. Procurado pela equipe de reportagem do G1, o médico Celso Dias Fernandes disse que não irá se pronunciar sobre o assunto. O Hospital Santo Amaro informou, em nota, que não houve erro médico. De acordo com a instituição, “exames clínicos e tomográficos realizados apresentaram patologia bilateral idêntica, ou seja, o mesmo problema nos dois joelhos, necessitando, assim, de mesmo procedimento cirúrgico. A decisão pela cirurgia foi compartilhada com a paciente, que, como a mesma declarou, sempre teve ciência dos procedimentos agendados.”
Mesmo assim, o hospital informou que o caso será submetido ao Conselho de Ética Médica. A paciente, entretanto, negou ter se queixado em algum momento de dores no joelho esquerdo. A jovem também afirmou que nunca fez exames na perna esquerda e que todos os exames e laudos feitos são referentes à perna direita.
“Eu nunca me queixei de dor no meu joelho esquerdo. Muito pelo contrário, na perna esquerda estava a minha estabilidade. Estou afastada do trabalho por causa do meu joelho direito”, falou.
A recuperação da cirurgia tem sido dolorosa. “Os remédios amenizam a dor, mas preciso de ajuda para me locomover. Estou passando por tudo isso e ainda corro o risco de ter sequela em um joelho que era bom”, declarou.
A jovem disse que se deu conta de que algo estava errado quando começou a voltar da anestesia. “Senti umas fisgadas. Quando passei a mão senti que a minha perna esquerda estava enfaixada. Quando eu vi o que tinha acontecido, eu entrei em desespero.”
A mãe de Tatiane, Ana Valéria Andrade Silva, de 41 anos, chegou a questionar o médico quando se deu conta do engano. “Ele falou que ela tinha o mesmo problema na perna esquerda”, disse a mãe.
O pai de Tatiane, José Antônio da Silva, de 50 anos, disse estar inconformado com o que aconteceu com a filha e que também tem um encaminhamento para uma cirurgia ortopédica no mesmo hospital. “Mas eu não vou querer fazer com o mesmo médico, não”, declarou.
"Médicos operam joelho errado de jovem em hospital de SP."
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderadas pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de evidencia político e/ou eleitoral, não serão acolhidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
