BNB financia R$ 368 mi para shoppings do Ceará
O dinheiro, segundo a instituição, foi utilizado na implantação, ampliação e reforma dos empreendimentos
Nos últimos três anos, o Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) destinou mais de R$ 1 bilhão para implantação, ampliação e reforma de 19 shopping centers na região Nordeste. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), apenas em 2013, foram inaugurados sete empreendimentos em estados nordestinos, que hoje têm 68 centros de compra.
Conforme estudos realizados pelo Banco, o nordestino é responsável por 15,3% do total do fluxo de visitas mensais a shoppings do País FOTO: LUCAS DE MENEZES
Do valor total, R$ 368,1 milhões foram investidos em cinco empreendimentos no Ceará, o que representa quase 37% do montante financiado pelo BNB. Para este ano, estão previstas inaugurações de mais sete empreendimentos no Nordeste.
"O mercado de shopping centers está em constante crescimento no País, principalmente, por conta do aumento da renda da população brasileira nos últimos anos. Nesse contexto, o Nordeste se destaca bastante", afirma o superintendente estadual do BNB no Ceará, João Robério Pereira de Messias.
Condições
Ele explica que a procura dos empreendedores pelo BNB, em detrimento de outras instituições bancárias, está ligada a condições de financiamento mais favoráveis, tanto do ponto de vista das taxas quanto dos prazos oferecidos aos clientes.
Vale lembrar que, só em Fortaleza, foram inaugurados dois centros de compras no ano passado: o North Shopping Jóquei e o Shopping Parangaba. Neste ano, será aberto o RioMar.
Com relação ao Ceará, João Robério informa que o BNB ainda não tem acertado nenhum financiamento para shopping em 2014. Por outro lado, conta que a instituição já recebeu visita de empresários que atuam no setor. "Há projetos para novos empreendimentos no Estado. E as empresas querem o apoio do BNB", destaca.
Com a mudança do perfil do consumidor brasileiro, o comércio varejista apresentou um crescimento de 32,4% no volume de vendas, de 2003 a 2012, de acordo com estudo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene). Na região Nordeste, oito estados ficaram acima dessa média, com destaque para Alagoas (53,7%).
Com relação aos frequentadores dos shopping centers, o nordestino é responsável por 15,3% do total do fluxo de visitas mensais a shoppings no País, perdendo apenas para a região Sudeste que conta com 60% do total dessa frequência.
Participação
Segundo José Varela Donato, coordenador de pesquisas do Etene, os shopping centers tendem a aumentar sua participação no comércio varejista. "Em primeiro lugar, eles já desfrutam de vantagens competitivas em relação a outros canais de distribuição, ao proporcionarem, aos consumidores, mais conveniência (compra de vários produtos em um só lugar, facilidade de acesso, de estacionamento e de comparação de preços), economias de tempo, segurança e prazer na experiência de compra.
Além disso, os shopping centers procuram expandir-se para cidades de porte médio e para as zonas periféricas das grandes metrópoles brasileiras".
Entretanto, alerta José Varela Donato, "os investimentos em shoppings centers envolvem riscos crescentes, em virtude de competição mais intensa, de maiores níveis de concentração e de profissionalismo técnico e gerencial desse tipo de empreendimento, que requer elaboração de um projeto de negócios bem arquitetado para sua expansão e entrada no mercado".
Setor cresceu 9,4% no Estado em 2013
O faturamento com as vendas em shopping centers brasileiros chegou a R$ 192,2 bilhões em 2013, uma alta de 8,6% em relação ao ano anterior. É o menor índice registrado pelo setor desde 2007, quando as taxas de crescimento foram sempre superiores a 10%. No Ceará, o faturamento cresceu 9,4%, um pouco mais que a média nacional, informa o presidente da Associação dos Lojistas de Shoppings Centers do Ceará (Aloshop-CE), Abílio do Carmo.
"O poder de compra das classes C e D influenciou bastante no desempenho estadual. Não só os novos shoppings em Fortaleza, mas também os empreendimentos em cidades como Sobral, Crato e Iguatu puxaram as vendas", declara. Conforme ele, o desempenho no Estado também está ligado ao crescimento das vendas em datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. "Infelizmente, o movimento do fim de ano não foi como a gente esperava", diz.
No País
Os dados nacionais foram divulgados ontem pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), que adota um tom otimista. "Os shoppings brasileiros atravessaram mais um ano de crescimento acima do comércio varejista e da inflação", afirma, em nota, Luiz Fernando Veiga, presidente da instituição.
De acordo com o balanço divulgado pela Abrasce, o Sudeste foi a região com maior faturamento nesses estabelecimentos (R$ 75,9 bilhões), seguida pelo Sul (R$ 18,9 bilhões), Nordeste (R$ 18,9 bilhões), Centro-Oeste (R$ 10,3 bilhões) e Norte (R$ 5,1 bilhões). As vendas cresceram a um ritmo menor mesmo com o espaço disponível para lojas ter crescido a uma taxa maior em 2013. No ano passado, o Brasil chegou a 12,9 milhões de metros quadrados de área bruta locável, uma alta de 13,5% ante o ano anterior. Em 2012, esse índice havia sido de 10,2%.
Em 2013, de acordo com a Abrasce, foram inaugurados 38 shoppings, um recorde para o setor. No total, o país tem 495 desses empreendimentos espalhados por 173 cidades.
Metade deles estão em cidades que não são capitais. Neste ano, a previsão é de que sejam inaugurados 40 novos centros de compras, sendo 30 em cidades que não são capitais.
Fonte: DN
Nos últimos três anos, o Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) destinou mais de R$ 1 bilhão para implantação, ampliação e reforma de 19 shopping centers na região Nordeste. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), apenas em 2013, foram inaugurados sete empreendimentos em estados nordestinos, que hoje têm 68 centros de compra.
Conforme estudos realizados pelo Banco, o nordestino é responsável por 15,3% do total do fluxo de visitas mensais a shoppings do País FOTO: LUCAS DE MENEZES
Do valor total, R$ 368,1 milhões foram investidos em cinco empreendimentos no Ceará, o que representa quase 37% do montante financiado pelo BNB. Para este ano, estão previstas inaugurações de mais sete empreendimentos no Nordeste.
"O mercado de shopping centers está em constante crescimento no País, principalmente, por conta do aumento da renda da população brasileira nos últimos anos. Nesse contexto, o Nordeste se destaca bastante", afirma o superintendente estadual do BNB no Ceará, João Robério Pereira de Messias.
Condições
Ele explica que a procura dos empreendedores pelo BNB, em detrimento de outras instituições bancárias, está ligada a condições de financiamento mais favoráveis, tanto do ponto de vista das taxas quanto dos prazos oferecidos aos clientes.
Vale lembrar que, só em Fortaleza, foram inaugurados dois centros de compras no ano passado: o North Shopping Jóquei e o Shopping Parangaba. Neste ano, será aberto o RioMar.
Com relação ao Ceará, João Robério informa que o BNB ainda não tem acertado nenhum financiamento para shopping em 2014. Por outro lado, conta que a instituição já recebeu visita de empresários que atuam no setor. "Há projetos para novos empreendimentos no Estado. E as empresas querem o apoio do BNB", destaca.
Com a mudança do perfil do consumidor brasileiro, o comércio varejista apresentou um crescimento de 32,4% no volume de vendas, de 2003 a 2012, de acordo com estudo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene). Na região Nordeste, oito estados ficaram acima dessa média, com destaque para Alagoas (53,7%).
Com relação aos frequentadores dos shopping centers, o nordestino é responsável por 15,3% do total do fluxo de visitas mensais a shoppings no País, perdendo apenas para a região Sudeste que conta com 60% do total dessa frequência.
Participação
Segundo José Varela Donato, coordenador de pesquisas do Etene, os shopping centers tendem a aumentar sua participação no comércio varejista. "Em primeiro lugar, eles já desfrutam de vantagens competitivas em relação a outros canais de distribuição, ao proporcionarem, aos consumidores, mais conveniência (compra de vários produtos em um só lugar, facilidade de acesso, de estacionamento e de comparação de preços), economias de tempo, segurança e prazer na experiência de compra.
Além disso, os shopping centers procuram expandir-se para cidades de porte médio e para as zonas periféricas das grandes metrópoles brasileiras".
Entretanto, alerta José Varela Donato, "os investimentos em shoppings centers envolvem riscos crescentes, em virtude de competição mais intensa, de maiores níveis de concentração e de profissionalismo técnico e gerencial desse tipo de empreendimento, que requer elaboração de um projeto de negócios bem arquitetado para sua expansão e entrada no mercado".
Setor cresceu 9,4% no Estado em 2013
O faturamento com as vendas em shopping centers brasileiros chegou a R$ 192,2 bilhões em 2013, uma alta de 8,6% em relação ao ano anterior. É o menor índice registrado pelo setor desde 2007, quando as taxas de crescimento foram sempre superiores a 10%. No Ceará, o faturamento cresceu 9,4%, um pouco mais que a média nacional, informa o presidente da Associação dos Lojistas de Shoppings Centers do Ceará (Aloshop-CE), Abílio do Carmo.
"O poder de compra das classes C e D influenciou bastante no desempenho estadual. Não só os novos shoppings em Fortaleza, mas também os empreendimentos em cidades como Sobral, Crato e Iguatu puxaram as vendas", declara. Conforme ele, o desempenho no Estado também está ligado ao crescimento das vendas em datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. "Infelizmente, o movimento do fim de ano não foi como a gente esperava", diz.
No País
Os dados nacionais foram divulgados ontem pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), que adota um tom otimista. "Os shoppings brasileiros atravessaram mais um ano de crescimento acima do comércio varejista e da inflação", afirma, em nota, Luiz Fernando Veiga, presidente da instituição.
De acordo com o balanço divulgado pela Abrasce, o Sudeste foi a região com maior faturamento nesses estabelecimentos (R$ 75,9 bilhões), seguida pelo Sul (R$ 18,9 bilhões), Nordeste (R$ 18,9 bilhões), Centro-Oeste (R$ 10,3 bilhões) e Norte (R$ 5,1 bilhões). As vendas cresceram a um ritmo menor mesmo com o espaço disponível para lojas ter crescido a uma taxa maior em 2013. No ano passado, o Brasil chegou a 12,9 milhões de metros quadrados de área bruta locável, uma alta de 13,5% ante o ano anterior. Em 2012, esse índice havia sido de 10,2%.
Em 2013, de acordo com a Abrasce, foram inaugurados 38 shoppings, um recorde para o setor. No total, o país tem 495 desses empreendimentos espalhados por 173 cidades.
Metade deles estão em cidades que não são capitais. Neste ano, a previsão é de que sejam inaugurados 40 novos centros de compras, sendo 30 em cidades que não são capitais.
Fonte: DN