Inicio » Educação
» “O Ceará é o estado que mais construiu escolas técnicas”, diz ministro da Educação
“O Ceará é o estado que mais construiu escolas técnicas”, diz ministro da Educação
A nova unidade de ensino tem capacidade para atender até 540 alunos, em tempo integral, período em que os estudantes fazem o Ensino Médio e se preparam para o mundo do trabalho. Os estudantes poderão optar por um dos quatro cursos técnicos ofertados: Edificações, Enfermagem, Informática e Meio Ambiente. Para o ministro, é uma grande satisfação inaugurar uma obra como essa. “O Ceará é o estado que mais construiu escolas técnicas no Brasil, e Cid Gomes é uma referência no Brasil como gestor na área da Educação. Costumo dizer que o MEC deixou de significar Ministério da Educação para significar Ministério da Educação do Ceará”. E completou: “Esse projeto de construir mais de 100 escolas profissionalizantes é um projeto ousado, que só poderia vir de um governo voltado para o crescimento da educação”.
Além de estrutura completa, com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios específicos, bibliotecas especializadas, ginásio esportivo e um teatro de arena, o projeto das escolas profissionalizantes possuem um projeto educacional adequado, garantindo o futuro da juventude através da profissão. Durante a solenidade, o prefeito de Maranguape, Átila Câmara, lembrou de uma visita do governador Cid Gomes à Maranguape, em 2008: “Na ocasião, ele disse que queria mesmo era inaugurar uma escola, porque era o melhor projeto de combate à violência. E hoje ele está realizando esse sonho para todos nós, maranguapenses”.
Lembrando todos os projetos já construídos ou em construção no município, por meio do Governo do Estado, a Câmara de Vereadores de Maranguape concedeu o título de cidadão maranguapense ao governador Cid Gomes. “Eu devo muito à Maranguape, sempre fui muito bem recebido aqui. Por isso, fico muito feliz e orgulhoso, de ter recebido esse título, principalmente na inauguração dessa escola”, comemorou.
Foram investidos R$ 10,2 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual. As Escolas de Educação Profissional trabalham com modelos inovadores em conteúdo, método e gestão. Além disso, recebem livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação. Nessa modalidade de ensino, o aluno tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado durante o terceiro ano. As Escolas de Educação Profissional começaram a ser implantadas em 2008. No momento, as 108 EEEPs reúnem mais de 40 mil alunos.
Estiveram presentes na solenidade a ex-secretária da Educação, Izolda Cela, o secretário adjunto da Educação Idilvan Alencar, o deputado federal Raimundo Matos, o deputado estadual Lucílvio Girão e demais autoridades.
