Renan suspende sessão do Congresso Nacional que votaria meta fiscal
Uma grande confusão entre parlamentares, populares e a polícia resultou na suspensão nesta terça-feira da sessão do Congresso Nacional para analisar o projeto que altera a meta fiscal para este ano, considerado prioritário para o governo.
Após mais de duas horas de discussão entre parlamentares sobre a presença de populares nas galerias da Casa, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ordenou à polícia a retirada dos manifestantes. Sem condições de seguir com a sessão, Renan suspendeu os trabalhos, que serão retomados nesta quarta-feira.
A atitude de Calheiros foi motivada pelo enorme barulho provocado pelos populares, que gritavam palavras de ordem e atrapalhavam a sessão. O estopim da confusão foi o protesto da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) de que gritos de "vagabunda" teriam sido proferidos enquanto a senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) falava na tribuna.
Oposicionistas defendem que os populares gritavam, na verdade, "vai pra Cuba".
"Não há condição de a sessão ocorrer com essa partidarização. O que vossas excelências estão pedindo é a partidarização das galerias, não a democratização", justificou Renan. Haviam sido distribuídas aos partidos cotas na ocupação das galerias proporcionais às bancadas. A oposição, que estimulou a presença de seus simpatizantes no Congresso, queria que a entrada fosse livre. Entre os manifestantes, alguns trajavam camisetas com inscrições "impeachment já".
"Não podemos admitir que uma claque paga agrida uma parlamentar", disse Jandira. A Polícia Legislativa enfrentou dificuldades para retirar os ocupantes das galerias. Deputados que foram ao local a fim de tentar conter o tumulto ficaram no meio de um empurra-empurra.
Mais cedo, parlamentares da situação fizeram uma série de discursos nas tribunas do Senado e da Câmara para defender a aprovação da alteração da meta do superávit primário, dando seguimento à estratégia de convencimento de aliados da importância da medida. A própria presidente Dilma Rousseff deflagrou esse movimento na segunda-feira, ao convocar líderes da base para lhes pedir enfaticamente dedicação à matéria.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/renan-suspende-sessao-do-congresso-nacional-que-votaria-meta-fiscal-14723087.html#ixzz3KoT9gcTL
"Renan suspende sessão do Congresso Nacional que votaria meta fiscal"
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderadas pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de evidencia político e/ou eleitoral, não serão acolhidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)