Encontro amplia controle da dengue na macrorregião de Sobral
Este ano foram confirmados 9.878 casos de dengue em 126 municípios, com cinco óbitos, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado na sexta-feira, 16 de maio. A macrorregião de Sobral concentra 1.243 casos confirmados em 55 municípios, com um óbito em Varjota. Há ainda o registro de quatro casos de dengue com sinais de alarme e dois de dengue grave. Além de apresentar a situação da dengue em cada uma das regiões de saúde participantes, o encontro orientará técnicos e gestores sobre a organização do fluxo de atendimento de pacientes com a doença.
Transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, a febre Chikungunya registra este ano no Ceará três casos importados de pessoas procedentes do Amapá. Em Nota de Alerta divulgada na última semana, a Secretaria da Saúde do Estado diz que a preocupação com essa doença aumenta com a presença do mosquito transmissor em vários municípios, transmissão autóctone de dengue em 108 e fluxo de pessoas procedentes de áreas com transmissão. “Isso vem favorecer o risco de introdução e circulação viral de Chikungunya em nosso Estado”, diz a nota. Em 2014 foram confirmados no Ceará seis casos da doença nos municípios de Fortaleza, Brejo Santo e Aracoiaba, todos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença – República Dominicana, Suriname e Taiti.
18.05.2015
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara
Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898
"Encontro amplia controle da dengue na macrorregião de Sobral "
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderadas pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de evidencia político e/ou eleitoral, não serão acolhidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)