Obras de novo aeroporto de Sobral devem começar ainda este ano

Além disso, considera o levantamento, pela importância econômica e por ser centro de atração de investimento deverá ser construído um equipamento com condições de receber aeronaves de grande porte para atender o transporte de passageiros e cargas. A estimativa é que o número de passageiros passe de cerca de 80 mil ano para 800 mil a “um milhão”.
A informação foi dada pelo assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Estado do Ceará, coronel Paulo Edson Ferreira. Ele e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, conversaram ontem sobre o assunto com o ministro da SAC, Eliseu Padilha.
Segundo ele já está sendo feito o estudo de viabilidade técnica e econômica, que deverá estar concluído até o segundo semestre deste ano. A expectativa é que concluído também o projeto, a obra seja iniciada ainda este ano.
O dinheiro virá do Programa de Investimentos em Logística - Aeroportos (PIL) que já contempla nove aeroportos cearenses com R$ 363 milhões.
Segundo a SAC, nesta fase inicial ainda não é possível dizer quanto deste valor será aplicado na construção deste aeroporto que vai atender a cidade de Sobral e municípios vizinhos num raio de 100 quilômetros. O próximo passo, é a prefeitura de Sobral entregar o projeto, oficialmente, à Secretaria.
Além disso, o Comando da Aeronáutica (Comaer) tem que ser consultado para dizer se está tudo certo com a área escolhida. A SAC explica que, se o Comaer aprovar, a projetista contratada pelo gestor do programa, que é o Banco do Brasil, iniciará os estudos de viabilidade técnica.
O coronel Paulo Edson diz que a área definida pelo Governo do Estado, dentro dos critérios aeronáuticos, já foi declarada de utilidade pública pela Prefeitura de Sobral. No local será construído o terminal de passageiros e uma pista de três mil metros de comprimento e 45 de largura. As dimensões da atual são de 1.033 m por 30 m.
De acordo com o prefeito Veveu Arruda, a área escolhida para o novo terminal fica a 10 quilômetros do aeroporto em funcionamento hoje.
Investimentos
Em dezembro de 2012, O POVO publicou matéria sobre o pacote de investimentos do setor aeroportuário, anunciado pelo Governo Federal, e que contemplava nove aeroportos cearenses com implantação de novos equipamentos, reformas e ampliações.
Na ocasião, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) dizia que tudo deveria estar concluído até 2015, com voos comerciais operando. Não foi isso que ocorreu. Mas o governo do Estado, com recursos próprios, investiu nos aeroportos de Aracati e Jericoacoara.
De acordo com o assessor de Infraestrutura Aeroportuária, coronel Paulo Edson Ferreira, o aeroporto de Aracati está 100% concluído. Para operar voos comerciais regulares falta apenas a compra da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações (EPTA - categoria “A”), considerada a mais sofisticada, que será financiada pelo PIL com verba do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
"Obras de novo aeroporto de Sobral devem começar ainda este ano"
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderadas pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de evidencia político e/ou eleitoral, não serão acolhidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)