Inicio » Politica
» Deputado de Mato Grosso diz que Ciro Gomes está preparado para ser presidente do Brasil
Deputado de Mato Grosso diz que Ciro Gomes está preparado para ser presidente do Brasil
Diversas autoridades estiveram presentes, como o ministro do Trabalho e filiado à sigla, Manoel Dias, o governador do Ceará, Camilo Santana, os líderes do partido na Câmara dos Deputados e no Senado, respectivamente, deputado federal André Figueiredo e senador Acir Gurgacz, o presidente do PDT de Cuiabá, José Augusto Curvo, Tampinha, e o presidente do PDT Mato Grosso, deputado Zeca Viana.
Em seu discurso de cerca de 10 minutos, Ciro Gomes fez uma avaliação da errônea política econômica do governo Dilma Rousseff e de modelos de desenvolvimento adotado por ex-presidentes. Ele diz que filiou-se ao PDT para “defender valores que estão sob grave ameaça”.
“A única coisa globalizada é a informação, que substitui nos jovens a tese de que ser feliz é acessar bens de consumo, sob qualquer meio ou canal”, explicou sua visão de país e economia. “Estou falando de criar condições de empreender, de gerar emprego e renda, do brasileiro trabalhar, de se pagar salários e pagar impostos”, criticou.
O presidente do Diretório Regional do PDT, deputado Zeca Viana, se disse entusiasta do pensamento, do conhecimento e da experiência que Ciro Gomes tem. “O Ciro Gomes está preparadíssimo. Tem propostas para colocar o Brasil no rumo que precisa. E não só criticar. Sobre o setor produtivo e o que o governo arreada e os gastos. Disse que o governo paga 9% de juro da receita corrente líquida e só aplica 0,75%. Como o país vai crescer assim?”, exemplifica o deputado.
“Não venho ser candidato a nada. Venho para lutar, para a defesa da questão nacional, de um modelo de desenvolvimento para quem trabalha e produz e moralmente, na defesa da superação das nossas desigualdades sociais, que nos aparta e faz a sociedade violenta”, compara Ciro Gomes as mazelas do Brasil.
Ele afirmou que aprendeu tudo isso com as lições de líderes como Getúlio Vargas, Darcy Ribeiro e o fundador do PDT, Leonel Brizola, com o qual conviveu quando este governador do Rio de Janeiro e ele governador do Ceará, na década de 1980.
O ministro Manoel Dias também defendeu as qualidades de Ciro Gomes, ao dizer da sua administração de 12 anos como prefeito e governador, com coerência, defesa da questão nacional e que nunca foi processado. Sem contar seus 36 anos de vida pública, quando foi deputado com 25 anos, prefeito com 29 anos, governador com 32 anos e ministro com 36 anos.
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, relembrou a campanha de 2002 de Ciro Gomes a presidente, quando disputou com o ex-presidente Lula (PT). E destacou sua “coragem e coerência”.
“Lembro-me da coragem da campanha do Ciro em 2002, de não se curvar, de não compor com aqueles que poderiam comprometer sua consciência. De ser reto e não compor para ganhar fácil”, descreveu. “O PDT agradece sua coerência. Aqui, você vai encontrar pessoas leias, brasileiros que têm causa.
Lupi afirmou ainda que o momento dele se reencontrar com Ciro não foi por acaso. E citou o líder pedetista Brizola. “Brizola afirmava que o reencontro é melhor do que o primeiro encontro. Ele dizia que nessa fase estamos mais maduros”.
De acordo com o presidente do PDT, somente no Ceará, o partido receberá cerca de 80 prefeitos, incluindo o de Fortaleza, Roberto Claudio, dois deputados federais e 10 deputados estaduais. O ex-ministro e irmão de Ciro Gomes, Cid Gomes, se filiará junto com esse grupo na capital cearense no dia 28.
PERFIL DE CIRO GOMES
Ciro Gomes foi ministro da Fazenda do ex-presidente Itamar Franco, quando. Antes, foi deputado estadual (1983-1988), prefeito de Fortaleza (89-92), governador do Ceará (1991-1994), disputou a Presidência em 1998 e 2002, ambos pelo PPS, e foi Ministro da Integração Nacional (2003-2006) e deputado federal na legislatura 2007-2010. Em janeiro de 1995 foi estudar em Harvard, nos Estados Unidos. Ciro nasceu em Pindamonhangaba (SP). Ciro é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará.
Cid Gomes foi deputado estadual duas vezes (1991-1996), prefeito de Sobral-CE (1996-2004) e governador do Ceará (2007-2010). Em 2005 foi para Washington ser consultor do Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID). Seu último e polêmico cargo foi ministro da Educação, quando este ano criticou parlamentares no Congresso e demitiu-se. Formado em Engenharia Civil, nasceu em Sobral.
"Deputado de Mato Grosso diz que Ciro Gomes está preparado para ser presidente do Brasil"
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderadas pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de evidencia político e/ou eleitoral, não serão acolhidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)