Criminalidade é debatida por PMs
Policiais e bombeiros militares cearenses discutiram, ontem, durante o
primeiro Congresso das duas categorias no Estado, realizado no auditório
da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FIGF), temas
relativos à
Segurança Pública, combate à violência e à criminalidade, e, ainda,
reformas nas polícias na América Latina e um modelo para o Ceará. Também
foi discutida a formação e qualificação continuada do PM e a
valorização profissional, administrativa e financeira.Um dos palestrantes de ontem foi o coronel reformado da Polícia Militar do Rio de Janeiro e ex-secretário de Estado, Jorge da Silva, um dos maiores especialistas no assunto da Segurança Pública e dos Direitos Humanos no País atualmente.
Com vasta experiência no Brasil e Exterior, Jorge da Silva discorreu sobre a prevenção à violência nos níveis primário, secundário e terciário; a concepção da Segurança Pública a partir dos paradigmas penalista, militarista e prevencionista, modelos estes que variam de acordo com a formação do gestor que está à frente da Segurança. Jorge explicou que, ainda em 1990, escreveu seu primeiro livro sob o título ´Controle da Criminalidade´, preferindo usar o termo ´controle´ em substituição à palavra ´combate´.
"Este termo combate usado na Segurança Pública advém da origem militarista da PM, que era sempre comandada por um coronel do Exército. O termo ´combate´ refere-se à visão militar de combater o inimigo. E quem é o inimigo da Segurança Pública? A Polícia não existe por causa dos bandidos. Existe por causa da sociedade".
"Criminalidade é debatida por PMs"
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderadas pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de evidencia político e/ou eleitoral, não serão acolhidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)