Polícia ocupa Mangueira para instalar UPP
A operação - iniciada às 8 horas da manhã - conta com o apoio de 14 blindados das polícias e dos Fuzileiros Navais, quatro helicópteros, caminhões, motos, reboques, ônibus, ambulâncias e outros veículos. No alto da favela, na localidade conhecida como Caixa D'água, uma bandeira do Brasil será instalada.
A atuação dos policiais na região será de 798 mil metros quadrados. Com a ocupação da Mangueira, aproximadamente 1,1 milhão de pessoas serão beneficiadas de forma direta e indireta. Atualmente, 293.150 moradores, em 64 comunidades, já são diretamente beneficiados pelo programa. Além da Mangueira, a ideia da PM é ocupar também as favelas vizinhas como Morro dos Telégrafos e Parque Candelária.
A instalação da 18ª UPP fecha o que o Governo do Estado chama de 'cinturão de segurança' - medida tomada a partir da ocupação de quase todas as comunidades do Maciço da Tijuca (Turano, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João), área considerada importante para que o estádio do Maracanã receba os atletas e competições da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.
Anúncio da ocupação gera debandada de criminosos
No dia 30 de maio o Governo do Estado anunciou a ocupação da Mangueira e uma série de operações na favela para o início de junho, o que provocou uma debandada de criminosos. A polícia já recebeu informações de que traficantes da comunidade, assim como outros refugiados no local após a retomada dos territórios dos complexos do Alemão e da Penha, já tenham fugido.
Nomes importantes do comércio de entorpecentes já teriam deixado a Mangueira, segundo a polícia. Entre eles estão Fabiano Atanázio da Silva, o FB, chefe do tráfico na Vila Cruzeiro, e Alexander Mendes da Silva, o Polegar, dono da venda de drogas na Mangueira. A recompensa por Polegar é de R$ 2 mil e as autoridades fazem um apelo para que ligações com pistas do criminoso sejam feitas para o Disque-Denúncia (2253-1177). O anonimato é garantido.
Na mais recente operação realizada na comunidade, antes da ação para limpar a comunidade de traficantes, realizada no dia 19 de maio, a PM descobriu um túnel usado por bandidos na Rua Visconde de Niterói em fuga para diferentes pontos da comunidade.
"Polícia ocupa Mangueira para instalar UPP"
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderadas pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de evidencia político e/ou eleitoral, não serão acolhidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
