Ações darão continuidade à qualidade do ensino em Sobral
Sobral. O prefeito reeleito Veveu Arruda destaca no seu plano de governo o desafio de erradicar a extrema pobreza. Assim, estabelece ações que vão desde novos projetos até a continuidade das já existentes, como a manutenção da qualidade de ensino sobralense.
Sobral já é referência nas políticas de educação, com destaque em nível nacional pelas ações desenvolvidas nesta área. O prefeito Veveu Arruda promete continuar o trabalho no ensino formal, com melhorias sociais para a população
Com uma Câmara e secretariado compostos por novos nomes da política local, Veveu ressalta que espera positividade desta gestão, com maior representatividade da população por meio dos vereadores, que aumentou para 21 nesta última eleição. "Há a ampliação da representatividade, inclusive com a participação de duas mulheres, uma delas compondo a Mesa Diretora. Dentro do meu secretariado, a participação feminina também está bastante presente".
Tendo sido prefeito por dois anos após a renúncia de Leônidas Cristino, Veveu diz que seu governo está voltado para uma estratégia inversa, privilegiando as pessoas que compõem a população mais carente. "Vamos inverter essa política que fez do Brasil um País desigual. Nossa prioridade vai ser quem não tem nada, a massa carente, que vive na extrema pobreza. Por isso foi criada a Secretaria do Trabalho, Ação Social e Combate à Extrema Pobreza". Em Sobral, são 7 mil famílias vivendo com uma renda per capita de menos de R$ 70,00 por mês, segundo o prefeito. "Meu governo começará da periferia para o Centro, com o desafio de erradica a pobreza por meio de ações sociais, saúde e educação de qualidade para todos. Novas parcerias já estão sendo buscadas e parcerias antigas estão sendo confirmadas", disse.
Na área da Educação, Veveu aponta que estão sendo construídas 11 novas creches, que logo deverão ser inauguradas. Atualmente, a cidade conta com apenas três. Outra ação será a implantação da escola em tempo integral com ensino técnico.
Na parte de infraestrutura ele aponta o Conjunto Habitacional Paraíso Tropical, onde serão entregues mais de 2 mil casas populares. Outro desafio é a diminuição do repasse municipal proveniente do IPI.
"As contas públicas municipais estão passando por um grau de dificuldade acentuado, principalmente por conta da redução do IPI da indústria automobilística e de eletrodomésticos, principais compositores. De outubro para novembro, a Prefeitura teve a redução de R$1,5 milhão do Fundo de Repasse para os Municípios (RPM), então é necessário que se faça um estudo para otimizar a utilização dos recursos públicos, além do controle e monitoramento, visando melhorar a capacidade de investimento. Estou estudando a possibilidade de redução de 15% de gastos na ordem linear, entrando aí custeio, material e pessoal".
Segundo ele, esse não é um desafio exclusivo de Sobral ou mesmo do Ceará, havendo estados que não conseguiram pagar o 13º salário ou mesmo o salário referente a dezembro.
Ubajara
Assim como em vários municípios, o prefeito eleito José Romano, mais conhecido como Zezinho, aponta que seu desafio será a reestruturação da cidade. Ele explica que recebeu o paço municipal com os cofres vazios e móveis do gabinete literalmente limpos. Todos os postos de saúde e o hospital municipal estão fechados, sem a mínima condição de receber pacientes. As escolas em situação precária e os mais de 20 ônibus que fazem o transporte de alunos estão todos com documentação irregular, alguns ainda estão em Fortaleza para concerto. "Nas escolas, carteiras e móveis estavam quebrados, salários atrasados e existem ainda outras pendências".
Apesar da dificuldade, o novo gestor garante que não vai medir esforços para colocar tudo em ordem, buscar recursos e apresentar resultados positivos nos primeiros 100 dias de governo. "Vou respeitar cada voto conquistado e ofertar um tratamento digno para todos, independente de quem seja. A cidade de Ubajara terá uma administração inovadora e surpreendente, focada na melhoria da Saúde, Educação, investimentos no nosso potencial turístico e atenção especial para os nossos jovens", frizou o prefeito Zezinho.
Em sua administração, ele promete uma gestão diferenciada. "Tratarei o povo de Ubajara com amor, cuidado para o melhor desenvolvimento da cidade e pretendo mostrar os primeiros resultados nos próximos 100 dias do meu governo".
JÉSSYCA RODRIGUESCOLABORADORA
"Ações darão continuidade à qualidade do ensino em Sobral"
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderadas pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de evidencia político e/ou eleitoral, não serão acolhidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)