Assinada ordem de serviço para restauro da Catedral de Sobral
Ordem de Serviço foi assinada após a missa de domingo das 18h30
O Prefeito Veveu e o Bispo da Diocese de Sobral, Dom Odelir Magri, assinaram no domingo (10), a Ordem de Serviço para restauro da Catedral de Sobral. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, do Século XVIII (1778), passará por recuperação da cobertura, do forro, da iluminação, da pintura, das esquadrias e do altar-mor, que contém detalhes em ouro.
Serão investidos R$ 1,1 milhão na restauração, com recursos do Ministério do Turismo e da Prefeitura de Sobral. A obra deve durar oito meses e terá como limite para a restauração o ano de 1938, quando Dom José Tupinambá da Frota iniciou a primeira reforma na Matriz e construiu a sacristia, capelas laterais, patamar em ladrilhos e colocou os vitrais e os candelabros de bronze para iluminação elétrica.
O Prefeito Veveu anunciou, também, que está sendo firmado um convênio entre a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado para restaurar os bens móveis da igreja matriz, como imagens, candelabros, castiçais, lustres e pinturas. “O Governador Cid antecipou o compromisso com a Prefeitura para disponibilizar recursos”, disse Veveu Arruda, informando, ainda, que a recuperação desses bens será executada em paralelo às obras civis de restauro da igreja.
“A Igreja é uma instituição fundadora de Sobral e o símbolo dessa religiosidade do povo sobralense é a nossa Catedral, que é tombada como patrimônio nacional. Agora, não é apenas a Diocese que tem a responsabilidade de cuidar dela, mas também a própria União e o Município”, destacou o Prefeito Veveu.
O Bispo de Sobral, Dom Odelir Magri, lembrou que a restauração é esperada há muito tempo pela comunidade e valorizará os aspectos cultural, histórico e religioso da Igreja Matriz. “Nós estaremos acompanhando a obra para que a nossa Catedral recupere a sua beleza original”, afirmou Dom Odelir.
"Assinada ordem de serviço para restauro da Catedral de Sobral"
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderadas pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de evidencia político e/ou eleitoral, não serão acolhidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)