Dia 31 tem show de Luis Melódia em Sobral
Sesc Ceará apresenta o cantor e compositor Luiz Melodia. As apresentações acontecem nas unidades Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza do Sesc, nos dias 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, respectivamente
No show “Luiz Melodia Trio”, o artista interpreta seus maiores sucessos como “Pérola Negra”, “Magrelinha”, “Estácio, eu e você”, “Juventude Transviada”, e “Negro gato”, que embora não seja de sua autoria, foi responsável por apelidar
o artista.
Em Fortaleza, o show terá abertura do cantor, compositor e instrumentista Melquíades, natural da região do Cariri. Entre suas mais recentes participações estão as aberturas dos show de Jorge Vercilo e João Bosco
Leia mais sobre o cantor
Rio de Janeiro, na década de 1950, quando Luiz Melodia nascia no Morro do Estácio, ainda era capital do Brasil. Neste período também era chamada de Cidade Maravilhosa e merecia o título que possuía.
Filho de seu Oswaldo e dona Eurídice, Melodia, quando veio ao mundo, atendia pelo nome de Luiz Carlos dos Santos. Só mais tarde acrescentaria o “Melodia” em sua assinatura. Como o pai era músico, a aproximação do filho com o violão começou cedo. Havia um deles, no entanto, do qual não podia se aproximar. Tratava-se de um violão de quatro cordas. “Era uma relíquia”, diz o músico em uma entrevista.
A intenção do pai de Luiz Melodia era a de fazer o filho doutor. A intenção do filho, no entanto, era a de ser músico. Assim, passa a fazer canções, na adolescência, e a cantar samba e Bossa Nova com alguns amigos. Resultado. Tornou-se músico, principalmente quando foi ouvido por Wally Salomão e este o apresentou a Gal Costa e Maria Bethania que pouco tempo depois gravaram dois de seus grandes sucessos: “Pérola Negra” e “Estácio Holly Estácio”. Foi nesta época que o filho de seu Oswaldo adotou o cognome de “Melodia” e gravou, em 1973, seu primeiro disco: “Pérola Negra”. Considerado antológico por muitos de seus fãs.
A carreira de Luiz Melodia, no entanto, só se consolidou em 1976 quando gravou “Maravilhas Contemporâneas” no qual se encontrava a canção “Mico de Circo”. Em 1980 grava “Codinome Beija Flor” que, tal como “Melodia”, também passou a fazer parte de seu codinome.
No Ceará
Completando 40 anos de carreira em 2014, Luiz Melodia se apresenta em Juazeiro do Norte no dia 30 de janeiro. Em Sobral no dia 31 e em Fortaleza no dia 1º de fevereiro. Denominado “Luiz Melodia Trio”, o show, que contará com a apresentação do compositor e instrumentista da região do Cariri, Melquíades, estará repleto das melhores canções do artista carioca. Aquelas que o tornaram conhecido no Brasil e no mundo: “Pérola Negra”, “Estácio”, “Juventude Transviada” e “Negro Gato” que, se não é dele, não deixa de estar no repertório do artista e por uma razão muito simples: passou a ser seu apelido.
Com o show “Luiz Melodia Trio” em Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza, o Sesc, responsável por sua produção, dá início, no Ceará, ao projeto Estacionamento da Música 2014 que promete trazer grandes nomes da música brasileira para as terras de Humberto Teixeira e Lauro Maia.
Serviço
• Projeto: Estacionamento da Música. Apresentação: Luiz Melodia. Local e Data: Juazeiro do Norte, 30 de janeiro, Sobral, 31, e Fortaleza, 1º de fevereiro. Informações: (85) 3464.9316.