Inicio » Tópicos » PF prende mais um dos acusados de aplicar golpe milionário na Caixa Econômica Federal
PF prende mais um dos acusados de aplicar golpe milionário na Caixa Econômica Federal
Golpistas foram acusados de aplicar fraude de R$ 73 milhões e usar 200 contas para disfarçar movimentação do dinheiro
BRASÍLIA - A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira mais um dos acusados de participar da fraude milionária contra a Caixa Econômica Federal por meio de um falso bilhete da Mega-Sena. Ele foi preso em Araguaína (Tocantins). Segundo a PF, ele estava prestando depoimento na sede do Ministério Público Federal quando foi preso e levado para a cadeia pública de Araguaína. Os golpistas foram acusados de aplicar uma fraude de R$ 73 milhões contra a loteria e usaram 200 contas bancárias numa tentativa de pulverizar e disfarçar a movimentação do dinheiro.
A PF afirma que a prisão foi expedida após laudo pericial comprovar que ele é a mesma pessoa que abriu a conta na Caixa para o recebimento do falso prêmio da Mega-Sena.
A operação da PF que desbaratou o grupo recebeu o nome de Éskhara e conta com o apoio do Ministério Público Federal. No dia 20 de janeiro, a PF iniciou a segunda fase de investigações para identificar outros participantes do esquema.
Os suspeitos receberam o dinheiro numa conta aberta em nome de um correntista inexistente na agência da Caixa em Tocantinópolis e, depois distribuíram os recursos por 12 contas. A partir daí, o dinheiro foi novamente redistribuído. Ao final, os recursos passaram por 200 contas, conforme cálculos da polícia.
A fraude é a maior já sofrida pela Caixa e ocorreu no final de 2013 e foi denunciada pela própria instituição financeira à Polícia Federal.
Entre os detidos está um suplente de deputado federal, Ernesto Vieira Carvalho Neto (PMDB –MA), apontado como o mentor do golpe.
Fonte: O Globo