Justiça Federal em Sobral identificada pelo TRF 5 por suas atitudes de sucesso
18ª Vara Federal e 19ª Vara (Juizado Especial Federal) praticam habilidades que diferenciam magistrados e servidores e levam ao alto desempenho e ao crescimento profissional e ao desenvolvimento econômico e
social da Região Norte. Não se pode negar que a concessão de benefícios aos milhares de segurados que vêm à Justiça Federal em Sobral incrementa a economia local.
A análise é do juiz federal Arthur Napoleão Teixeira Filho, titular da 19ª vara federal e diretor do Foro da Subseção da Justiça Federal no município de Sobral.
social da Região Norte. Não se pode negar que a concessão de benefícios aos milhares de segurados que vêm à Justiça Federal em Sobral incrementa a economia local.
A acentuada demanda reflete duas nuances: os cidadãos da região passaram a ter mais consciência dos seus direitos ao passo que a Justiça Federal se tornou mais acessível.
Quando a Assessoria de Comunicação conversou com os juízes federais Arthur Napoleão e Leonardo Augusto Coutinho, titular e substituto da 19ª vara federal, e Sérgio de Norões Milfont Júnior, que responde pela titularidade da 18ª vara federal, observou que os magistrados têm características bem desenvolvidas e reconhecidas pelos servidores e advogados que circulam pelo Foro Federal, em Sobral: atribuem significado ao trabalho; são otimistas; estabelecem conexões com pessoas diferentes; têm capacidade de engajar os servidores e mantêm a energia em alta.
Hoje, ter capacidade técnica é um pré-requisito. Mas o que faz com que um magistrado e um servidor sejam notados, dentre os tantos magistrados e servidores altamente qualificados, são as chamadas atitudes comportamentais, mais difíceis de serem medidas, mas que garantem um desempenho acima do comum no dia a dia do trabalho.
A gestão pública vem se transformando e a Justiça Federal deve estar à frente disso. No caso registrado na Subseção da Justiça Federal em Sobral, observa-se que os magistrados federais usam as suas habilidades de liderança para promover o desenvolvimento de sua equipe, analisando e propondo melhorias para os processos de trabalho, buscando continuadamente a excelência.
Juizado Especial Federal em Sobral - causas de natureza previdenciária, de cunho alimentar: aposentadorias, pensões, amparos, dentre outros benefícios.
Para ele afluem os trabalhadores do campo, pessoas necessitadas em busca do reconhecimento dos seus direitos. “Uma vara federal deve ser encarada como uma empresa. Senão você não pode geri-la.
Você tem que fazer um estudo da vara federal; verificar onde está o gargalo; verificar o que tem de positivo e o que há de negativo.
Você tem que verificar a situação da vara federal de forma racional. Daí você adota as providências necessárias para sanar as dificuldades”.
Com um MBA em Poder Judiciário pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas-FGV, o juiz federal Arthur Napoleão Teixeira Filho defendeu uma monografia que fala das inovações de gestão com o tema “Liderança – o juiz federal como líder da vara federal”.
Segundo o juiz federal, a vara federal implementou mudanças na formação e qualificação dos 15 servidores da equipe, com a uniformização dos procedimentos de trabalho e mais prioridade no despacho de processos.
O resultado das reformas empreendidas “acabou virando um benchmark entre as duas varas federais em Sobral”, acrescentou o magistrado.
O exemplo consolidado na 19ª vara federal denota que o desafio organizacional empreendido pelos juízes Arthur Napoleão e Leonardo Coutinho é desenvolver e utilizar instrumentos de gestão que garantam um certo grau de competitividade atual e futuro, como afirma o próprio juiz Arthur Napoleão, “...os próximos servidores da unidade seguirão uma cultura já consolidada”, uma vez que esse cenário impõe a necessidade de contar com profissionais altamente capacitados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades do mercado.
"Justiça Federal em Sobral identificada pelo TRF 5 por suas atitudes de sucesso"
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderadas pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de evidencia político e/ou eleitoral, não serão acolhidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
